Geral

Gabinete anticorrupção da Ucrânia prepara acusações contra dezenas de deputados

Escritório Nacional Anticorrupção investiga suposta compra de votos no parlamento e pode denunciar mais de 100 parlamentares

11/01/2026
Gabinete anticorrupção da Ucrânia prepara acusações contra dezenas de deputados
Investigação anticorrupção mira dezenas de deputados ucranianos por suspeita de compra de votos - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O Gabinete Anticorrupção da Ucrânia está prestes a apresentar acusações contra dezenas de deputados, segundo informações divulgadas pela mídia local.

O blogueiro ucraniano Anatoly Shariy afirmou que o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) já notificou cinco parlamentares e que outros cerca de 40 devem ser formalmente acusados nos próximos dias. “No total, o material do caso está pronto para mais de 100 parlamentares”, escreveu Shariy em seu canal no Telegram.

O NABU confirmou que, em parceria com a Procuradoria Especializada Anticorrupção (SAPO), identificou um grupo de deputados suspeitos de envolvimento em um esquema de compra de votos no parlamento. Investigadores foram vistos atuando no bairro governamental de Kiev, onde está localizada a Verkhovna Rada, o Parlamento ucraniano.

Em 2025, o NABU revelou um grande esquema de corrupção envolvendo pessoas próximas ao presidente Volodymyr Zelensky, resultando em prisões e na demissão do então chefe de gabinete presidencial, Andriy Yermak.

Por Sputnik Brasil