Geral
Sala sensorial garante acolhimento e atendimento humanizado a pessoas neurodivergentes em eventos de Maceió
Ambiente seguro e adaptado permite que pessoas autistas ou com sensibilidade sensorial participem dos eventos com mais tranquilidade
A acessibilidade ganhou um novo significado nos eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió. Com a implantação da Sala Sensorial no Verão Massayó, a iniciativa consolida-se como símbolo de cuidado, inclusão e atendimento humanizado para pessoas neurodivergentes, oferecendo um espaço dedicado ao conforto, bem-estar e acolhimento durante os shows.
O local é especialmente destinado a pessoas autistas e àquelas com sensibilidade sensorial, que podem se sentir sobrecarregadas diante de estímulos como sons elevados, luzes intensas e grande fluxo de pessoas.
Para garantir um atendimento adequado, o espaço conta com profissionais capacitados, entre eles terapeutas ocupacionais e psicólogos, sempre disponíveis para oferecer suporte quando necessário.
Alice Morais, mãe de Júlia Morais, de 10 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista suporte 1, acompanhou a filha, fã da cantora Joelma. Ela relata que Júlia utilizou a van PCD para chegar ao evento, ficou no Camarote PCD e também usufruiu da sala sensorial.
“Moramos em Maceió há um ano e meio e estamos vindo pela terceira vez em festa aqui no Jaraguá, a última vez foi no São João. É muito importante ter espaços assim, acessíveis e inclusivos, porque as pessoas autistas querem participar de eventos como esse. No entanto, elas podem se desregular e, tendo uma sala sensorial que dá suporte, nos deixa mais tranquilos. Ela está muito animada com o show da Joelma e a gente fica feliz de poder trazê-la e ficar em um local recuado e com suporte”, destacou a mãe.
O espaço estará disponível nos finais de semana de 9, 10 e 11 e também nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, período em que o evento reúne grande público na capital.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), em parceria com a Clínica Ciclos, e funciona no estacionamento do Jaraguá, anexa ao Camarote PCD.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa

