Geral
Atracar um barco há 500 anos não significa possuir a terra, diz Trump sobre Groenlândia
Presidente dos EUA questiona direito dinamarquês sobre a ilha e sugere ação americana para evitar influência russa e chinesa.
Donald Trump voltou a polemizar ao comentar o direito da Dinamarca sobre a Groenlândia. “Também sou fã da Dinamarca. [...] Mas, sabe, o fato de eles terem atracado um barco lá há 500 anos não significa que possuem a terra. Tenho certeza de que nós também tínhamos muitos barcos lá”, afirmou nesta terça-feira (9) o presidente dos Estados Unidos.
Trump insinuou que os EUA pretendem agir em relação à Groenlândia, independentemente da posição dinamarquesa: “Agora mesmo, vamos fazer algo quanto à Groenlândia, quer eles gostem disso ou não”. Segundo o presidente, se os EUA não tomarem uma atitude, “Rússia ou China vão se apoderar da Groenlândia”.
Questionado por um jornalista sobre a necessidade de os EUA possuírem a Groenlândia, já que mantêm bases militares na ilha por meio de aluguel, Trump respondeu: “Os EUA não defendem aluguéis da mesma maneira que defendem sua própria terra”.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências