Geral

Trump busca reunião com Petro na Casa Branca em fevereiro e cobra ação contra tráfico de drogas

Presidente dos EUA condiciona tom positivo a medidas firmes contra o narcotráfico e discute petróleo venezuelano com grandes empresas do setor.

09/01/2026
Trump busca reunião com Petro na Casa Branca em fevereiro e cobra ação contra tráfico de drogas
Trump busca reunião com Petro na Casa Branca em fevereiro e cobra ação contra tráfico de drogas - Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que “aguarda ansiosamente” a visita do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, à Casa Branca, prevista para a primeira semana de fevereiro. O anúncio foi feito por Trump em publicações na Truth Social, onde afirmou estar confiante de que o encontro “funcionará muito bem para a Colômbia e para os EUA”.

O convite ocorre em meio a tensões recentes com países da América do Sul, especialmente após a operação militar americana na Venezuela. Trump condicionou o tom positivo das conversas ao combate ao narcotráfico, ressaltando que “a cocaína e outras drogas precisam ser IMPEDIDAS de entrar nos Estados Unidos”.

Em outra publicação, Trump comentou sobre uma reunião marcada para esta tarde com grandes companhias de petróleo na Casa Branca. “As maiores empresas de petróleo do mundo estão vindo à Casa Branca às 16h30 de Brasília. Todo mundo quer estar aqui”, afirmou.

Segundo o presidente, algumas empresas não puderam ser recebidas no mesmo dia. Ele pediu desculpas e informou que o secretário de Energia, Chris Wright, e o secretário do Interior, Doug Burgum, atenderão essas companhias “ao longo da próxima semana”, garantindo que “todos estão em contato diário”. Trump não revelou os nomes das empresas envolvidas.

O líder americano destacou ainda que o encontro será dedicado “quase exclusivamente” à discussão sobre o petróleo venezuelano e a “relação de longo prazo com a Venezuela, sua segurança e seu povo”.

De acordo com as declarações, um dos principais objetivos desse diálogo é “a redução dos preços do petróleo para o povo americano”.