Geral
Lula celebra aprovação do acordo Mercosul-União Europeia como marco histórico
Presidente destaca vitória do diálogo e da cooperação após 25 anos de negociações entre os blocos
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta sexta-feira (9), pelo X, que a aprovação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia representa uma vitória do diálogo e da negociação. Segundo Lula, o tratado é um dos maiores acordos de livre comércio do mundo.
"Uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos", destacou o presidente.
Lula ressaltou ainda que a aprovação do acordo é relevante diante de um cenário de crescente protecionismo e unilateralismo no cenário internacional.
De acordo com o presidente, União Europeia e Mercosul sinalizam em favor do multilateralismo e do uso do comércio internacional como motor para o crescimento econômico.
"Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22,4 trilhões", afirmou Lula em publicação no X.
O presidente também destacou que o acordo amplia alternativas para exportações brasileiras e para investimentos produtivos europeus, ao simplificar as regras comerciais entre os dois lados.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências