Geral
Tendências atuais no Brasil: quais idiomas estrangeiros os brasileiros estão aprendendo com mais frequência
O Brasil é o maior país da América Latina e possui uma indústria turística desenvolvida, uma economia em expansão e uma forma rápida de integração com outros mercados internacionais. Todos sabemos que o idioma oficial do país é o português. No entanto, o interesse em estudar idiomas estrangeiros entre os cidadãos está crescendo a um ritmo acelerado.
A carreira, os estudos no exterior, o trabalho remoto e a comunicação intercultural são os principais motivos para estudar línguas estrangeiras. Por sua vez, será interessante descobrir quais são as línguas mais procuradas e de que maneira os brasileiros preferem organizar seu aprendizado.
O inglês como líder indiscutível
O inglês tem ocupado, com razão, o primeiro lugar entre as línguas estrangeiras no Brasil ao longo dos anos. Para os habitantes da região, as informações sobre essa língua são a porta de entrada para a comunicação com o exterior e o avanço na carreira. É possível listar várias razões principais pelas quais ele é tão popular:
- o status global da língua da ciência, dos negócios e da tecnologia;
- é um requisito básico para trabalhar em empresas internacionais;
- proporciona acesso à educação estrangeira e a cursos online;
- o conteúdo em inglês é extremamente popular.
No entanto, a proficiência em inglês dos brasileiros é muito baixa, embora o interesse seja alto. Esse fator estimula a demanda por curso de inglês online e programas de treinamento individual.
Língua espanhola: vizinhos e integração regional
É possível classificar o espanhol em segundo lugar em termos de demanda no Brasil. Isso não é um fato surpreendente, já que vários países de língua espanhola cercam o Brasil. Portanto, o conhecimento do espanhol é bastante útil na esfera profissional e na vida cotidiana.
A razão pela qual o aprendizado do espanhol é tão procurado pode ser facilmente explicada pelas estreitas relações comerciais e econômicas na América Latina, pela semelhança com o português e pela necessidade no turismo, logística e vendas internacionais. O conhecimento de espanhol e português também são indicadores muito fortes de desenvolvimento de carreira na região da América Latina.
Francês: a língua da diplomacia, da cultura e da educação
O francês é considerado, com razão, uma das línguas mais populares no Brasil. No entanto, ainda não é tão exigente quanto o inglês e o espanhol. É estudado principalmente por estudantes, profissionais de humanidades e pessoas que desejam se mudar para o exterior.
Os brasileiros consideram o ensino do francês um dos mais prestigiados e valorizam muito a cultura francesa. Muitos deles desejam fazer parte da comunidade acadêmica e artística.
A peculiaridade de aprender francês no Brasil é que ele é estudado para fins específicos, e não “por precaução”.
Também vale a pena mencionar que o interesse em aprender várias outras línguas estrangeiras também tem sido visível nos últimos anos. São principalmente alemão, italiano e japonês.
Qual formato de ensino os brasileiros preferem?
Anteriormente, as escolas presenciais dominavam no Brasil. No entanto, devido às restrições da COVID e ao desenvolvimento das tecnologias da Internet, cada vez mais pessoas estão optando pelo ensino online. Há várias razões para isso:
- horários de aulas flexíveis e individuais;
- a oportunidade de estudar com professores estrangeiros;
- menor custo das aulas;
- a possibilidade de combinar trabalho e estudo;
- facilidade para mudar de professor ou serviço online;
- uma ampla seleção de plataformas para autoaprendizagem.
No entanto, o formato presencial continua em alta entre os brasileiros. Os principais fatores citados são a comunicação ao vivo, a possibilidade de manter a disciplina, a dinâmica de grupo e a prática do idioma em tempo real. Ainda assim, algumas pessoas preferem abordagens tradicionais de aprendizagem.
A tendência atual é o formato misto de aprendizagem de idiomas estrangeiros. Com isso, você pode aprender online e, no processo, aproveitar as vantagens de frequentar aulas presenciais, participar de clubes de conversação, conhecer novas pessoas e fazer contatos úteis para os negócios.
Considerações finais
As escolhas linguísticas dos brasileiros são representações diretas das circunstâncias econômicas, sociais e culturais existentes no país. O inglês ocupa, com razão, uma posição de liderança, pois é um instrumento de oportunidades mundiais.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa