Geral
Lula veta integralmente PL que reduzia penas do 8 de janeiro
Presidente barrou projeto que beneficiava condenados pelos atos antidemocráticos; oposição reage e promete tentar derrubar veto no Congresso
08/01/2026
Lula veta integralmente PL que reduzia penas do 8 de janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou por completo o Projeto de Lei da Dosimetria, que previa a redução das penas dos condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.
O anúncio do veto foi feito durante a cerimônia que marcou três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
A decisão provocou reação imediata no Congresso Nacional. Parlamentares da oposição classificaram o veto como um "confronto" e já articulam a derrubada da decisão presidencial após o recesso parlamentar, em fevereiro.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências