Geral
Forças de Defesa de Israel abriram fogo contra capacetes azuis no sul do Líbano, diz ONU
As Forças de Defesa de Israel (FDI) abriram fogo contra forças de paz da ONU no sul do Líbano, informou nesta sexta-feira (2) a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) em comunicado.
"Capacetes azuis em patrulha perto de Kafer Shouba relataram quinze disparos de armas leves que atingiram uma área a não mais que cinquenta metros deles. Menos de vinte minutos depois, forças de paz em uma segunda patrulha na mesma região relataram que aproximadamente 100 disparos de metralhadora atingiram uma área a cerca de cinquenta metros deles", aponta comunicado.
Segundo a força da ONU, não houve danos nem feridos em nenhum dos dois incidentes.
Em novembro do ano passado, também foi registrado um incidente entre as duas tropas. Na época, a UNIFIL informou que tropas israelenses dispararam de um tanque Merkava posicionado perto de um posto israelense em território libanês, com tiros de metralhadora pesada.
Os soldados de paz se abrigaram e imediatamente contataram as forças israelenses por meio dos canais de ligação da UNIFIL para interromper o fogo, segundo o comunicado. Eles conseguiram se retirar em segurança cerca de 30 minutos depois, após a retirada do tanque.
As posições das forças da ONU foram alvejadas diversas vezes desde que os confrontos transfronteiriços eclodiram após o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023.
As FDI, em seguida, confirmaram que abriram fogo contra os soldados de paz da ONU no sul do Líbano, alegando classificação errônea "devido às más condições climáticas".
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores