Geral
Xi Jinping fala em política macroeconômica mais ativa na China em pronunciamento para 2026
O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira (31) uma política macroeconômica mais ativa em 2026, primeiro ano de implementação do 15º Plano Quinquenal, visando o crescimento qualitativo e quantitativo da economia do país.
"Para implementar uma política macroeconômica mais ativa, promover a melhoria efetiva da qualidade e o crescimento econômico quantitativo razoável", disse Xi em pronunciamento transmitido pela TV estatal chinesa.
O presidente afirmou que 2026 seria o primeiro ano de implementação do 15º Plano Quinquenal (2026-2030) e que os esforços deveriam se concentrar na promoção do desenvolvimento de alta qualidade, mantendo a estabilidade.
Segundo ele, em 2025, "a economia chinesa avançou sob pressão, desenvolveu-se numa nova e admirável direção e demonstrou significativa estabilidade e viabilidade. Espera-se que a taxa de crescimento atinja cerca de 5%, e o país continue a ocupar um lugar entre as maiores economias do mundo, com um volume de cerca de 140 trilhões de yuans (R$ 110,3 trilhões)", acrescentou.
Xi Jinping afirmou, também, que a China está pronta para cooperar com todos os países pela paz e pelo desenvolvimento. O presidente chinês acrescentou, ainda, que a tendência histórica de reunificação de Taiwan com a China continental é "irreversível".
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela