Geral
Defesa Civil de Maceió avança com obras e fortalece prevenção de áreas vulneráveis em 2025
Intervenções em encostas, aplicação de lonas e apoio social fortaleceram a segurança das áreas de risco durante o período chuvoso
Em um ano marcado por chuvas intensas e eventos extremos concentrados no período chuvoso, a Defesa Civil de Maceió ampliou suas ações preventivas, sociais e operacionais em todas as regiões da capital alagoana.
O balanço de 2025 destaca o atendimento a famílias vulneráveis, a execução de obras estruturantes e a atuação integrada com diversos órgãos municipais para reduzir riscos e proteger comunidades historicamente afetadas.
O setor social da Defesa Civil acompanhou 168 famílias ao longo de 2025, prestando apoio direto a 20 famílias desabrigadas e 413 desalojadas após os episódios mais críticos de chuvas. Como parte das garantias de proteção e acolhimento, foram realizados 61 encaminhamentos ao auxílio-moradia e 41 para programas habitacionais, assegurando suporte contínuo nos momentos de maior vulnerabilidade.
Com chuvas que ultrapassaram em mais de 60% a média climatológica nos meses de maio e junho, a Defesa Civil de Maceió intensificou as ações de monitoramento em áreas de encosta.
Durante 2025, foram aplicados mais de 50 mil m² de lonas, distribuídos em 305 pontos críticos. As intervenções tiveram papel decisivo na estabilização do solo, após os eventos extremos que concentraram quase 1.000 mm de chuva, apenas nos meses de maio e junho.

A prevenção foi reforçada por importantes obras de engenharia executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que realizou contenções em áreas estratégicas da cidade, com investimentos que ultrapassam R$ 150 milhões.
São elas:
- Bela Vista – 4 mil m²;
- João Sampaio – 3.900 m²;
- Vale do Reginaldo — trecho 1 – 5 mil m²;
- Grota da Macaxeira – 640 m²;
- Ladeira da Sima – 607 m²;
- Mirante do São Rafael – 1.500 m².
Outras obras seguem em execução nas regiões da Princesa Diana, no São Jorge, Marquês de Abrantes, no Bebedouro, Grota da Alegria e novas frentes do Vale do Reginaldo, ampliando a proteção das encostas e beneficiando milhares de moradores.
A Diretoria Operacional da Defesa Civil atuou de forma contínua durante o ano de 2025, especialmente nos períodos mais críticos de precipitação, realizando vistorias, atendimentos emergenciais, monitoramento de áreas de risco e acionamentos para suporte em diversas regiões.
Em 2025, o trabalho conjunto com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) foi fundamental para agilizar intervenções emergenciais. O órgão enviou mais de 170 solicitações de remoção de entulhos, desobstrução de vias, poda de árvores, limpeza de materiais pós-chuva e suporte aos trabalhos de estabilização executados pela Defesa Civil.
“As ações emergenciais e preventivas só foram possíveis graças ao trabalho integrado entre nossas equipes e os demais órgãos municipais. Em um ano de chuvas acima da média, nossa prioridade foi garantir segurança e resposta rápida em todas as regiões da cidade.”, destaca o coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre.
A Defesa Civil de Maceió permanece disponível 24 horas por meio do número 199. O órgão reforça a importância de que a população acione o serviço sempre que identificar riscos ou situações que possam comprometer a segurança das famílias.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa