Geral
Moraes impõe prisão domiciliar a 10 condenados por trama golpista
Medida atinge militares, ex-assessor e delegada; decisão visa evitar novas tentativas de fuga após caso Silvinei Vasques.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou neste sábado (27) a prisão domiciliar de dez pessoas condenadas por envolvimento na tentativa de golpe durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre os alvos da decisão estão sete militares do Exército, uma delegada da Polícia Federal, o presidente do Instituto Voto Legal, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, e Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência. Todos passarão por audiência de custódia ainda hoje.
A decisão estabelece o uso de tornozeleira eletrônica, a entrega dos passaportes e a decisão de contato entre os réus. Também ficam vetados o uso de redes sociais e o porte de armas.
Segundo Moraes, a medida busca evitar novas tentativas de fuga, como registrada na sexta-feira (26), quando o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi detido no Paraguai após fugir do Brasil e tentou embarcar para El Salvador com um passaporte falso.
O ministro do STF citou episódios semelhantes envolvendo outros condenados pelos atos golpistas, como o ex-deputado Alexandre Ramagem. “O modus operandi da organização criminosa condenada pelo Supremo Tribunal Federal indica a possibilidade de planejamento e execução de fugas para fora do território nacional, como feito pelo réu Alexandre Ramagem, inclusive com a ajuda de terceiros”, argumentou Moraes na decisão.
As audiências de custódia serão conduzidas pela auxiliar de juíza Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, do gabinete de Alexandre de Moraes, por videoconferência.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia