Geral
Academias do povo chegam a 500 mil agendamentos em 2025
Investimento em saúde e bem-estar teve resultados positivos
Cuidar da saúde é fundamental para viver com mais qualidade e disposição. Apesar dos desafios, para estimular a prática de atividades físicas, a Secretaria Municipal de Esportes de Maceió(Semesp) vem investindo na implantação de Academias Públicas em toda a capital.
Os equipamentos têm se mostrado essenciais tanto para maceioenses quanto para turistas. Somente neste ano, cerca de 500 mil pessoas iniciaram atividades físicas nas academias públicas espalhadas pela cidade.

Um dos exemplos de transformação é o de Rian Douglas, de 23 anos, aluno da Academia do Povo de Fernão Velho. Com dedicação e disciplina, ele perdeu mais de 20 quilos em apenas seis meses de treino.
“Entrei na academia no dia 10 de fevereiro e os professores me incentivaram e ajudaram bastante. Intensifiquei os treinos e não parei mais. Eu pesava 124 kg e cheguei aos 100 kg. Não foi fácil perder tudo isso, porque minha mente me sabotava, mas fui forte e bem instruído. Prezei pelo meu bem-estar e hoje vivo uma vida mais saudável”, revelou.
Mas não é apenas em Fernão Velho que histórias de superação se multiplicam. Atualmente, Maceió conta com 12 Academias do Povo, instaladas nas partes alta e baixa da capital, promovendo saúde, lazer e inclusão social.
No Conjunto Graciliano Ramos, por exemplo, o equipamento público vem se tornando cada vez mais inclusivo e fundamental para a saúde da população. Gabrielly Vitória Silva, de 15 anos, é uma das alunas mais assíduas da unidade e se sente acolhida, confiante e feliz.
“É muito incrível. Está me ajudando a perder peso e a cuidar da minha saúde. Eu acordo cedo, tomo café, arrumo meu cabelo e venho feliz com minha mãe. Aqui é muito legal. Eu amo a tia Marcela e os professores Tiago e Jefferson. Aqui eu sou muito feliz e minha vida melhorou bastante”, conta Gabrielly, diagnosticada com autismo nível 2.
Criadas pela Prefeitura de Maceió e administradas pela Semesp, as Academias do Povo oferecem espaços gratuitos para atividade física, lazer e convivência em diversos bairros da capital. Além do incentivo ao esporte, os equipamentos também desempenham um papel social importante: toneladas de pacotes de leite foram arrecadadas e doadas a instituições carentes ao longo do ano.
A Prefeitura de Maceió projeta ainda a inauguração de mais quatro unidades em 2026, ampliando o acesso da população às práticas esportivas e à promoção da saúde.
📍 Locais com Academia do Povo em funcionamento:
• Fernão Velho – Praça Coronel Hoton Bezerra de Melo
• José Tenório – Praça do Bicentenário (Serraria)
• Pontal da Barra – Orla, próximo à entrada do bairro
• Jacintinho – Praça do Mirante (em reforma)
• Jatiúca – Av. Álvaro Otacílio
• Vergel do Lago – Av. Senador Rui Palmeira
• Vale do Reginaldo – Rua Diegues Júnior, 513 – Poço
• Ouro Preto – Rua Manoel Macena
• Feitosa – Av. Governador Lamenha Filho
• Praia do Sobral – Av. Assis Chateaubriand – Prado
• Parque Osman Loureiro – Osman Loureiro
• Graciliano Ramos – Praça Escritor Graciliano Ramos
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia
