Geral
Onda de calor persiste no Brasil apesar de frente fria; veja até quando
Alerta vermelho para calor intenso segue até segunda-feira em vários estados, com risco de temporais em algumas regiões.
O fim de semana será marcado pelo avanço de uma frente fria, calor intenso e alta umidade, criando condições de instabilidade em diversas regiões do Brasil. Segundo a Climatempo, mesmo com risco de temporais, as temperaturas permanecem elevadas na maior parte do País.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanece ativo até segunda-feira (29) o alerta vermelho para perigo de onda de calor, válido para os seguintes estados:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Trechos de Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina
Além disso, há um alerta amarelo para onda de calor vigente desde esta sexta-feira, também com validade até segunda-feira, abrangendo:
- Goiás
- Minas Gerais
- Espírito Santo
Os últimos dias do ano têm sido marcados por altas temperaturas em várias regiões do País devido a um bloqueio atmosférico, que dificulta a atuação de sistemas meteorológicos e contribui para a persistência do calor, especialmente no Sudeste, segundo a Defesa Civil de São Paulo.
Frente fria provoca temporais, mas calor continua intenso
Apesar do registro de uma frente fria, o calor segue intenso neste fim de semana em diversas partes do Brasil. Há alerta amarelo para tempestades neste sábado nos estados de:
- São Paulo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Trechos de Santa Catarina
Outro alerta amarelo é válido até este sábado para áreas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No estado gaúcho e em parte de Santa Catarina, também há alerta laranja para perigo de tempestade até este sábado.
Há ainda aviso amarelo para chuvas intensas em estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Veja a previsão para este sábado por região:
Região Sudeste
A partir da tarde deste sábado (27), aumentam as instabilidades, com chuva moderada a forte em São Paulo e na metade oeste de Minas Gerais. Há risco de temporais no interior e nordeste paulista e no sul e sudoeste mineiro. No domingo (28), as chuvas diminuem, mas as temperaturas seguem elevadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Região Sul
O avanço da frente fria, aliado ao ar quente e úmido, provoca pancadas de chuva nos três estados do Sul. No Rio Grande do Sul, principalmente na metade sul, há risco de temporais e volumes elevados de chuva, com situação de perigo no sul gaúcho. O fim de semana será de calor, com pancadas isoladas e temporais pontuais.
Região Centro-Oeste
Segundo a Climatempo, as chuvas perdem intensidade e ocorrem de forma mais irregular. O tempo segue instável e abafado. As pancadas de chuva ganham força em Mato Grosso e no oeste e sudeste de Goiás, com intensidade moderada a forte. Entre o fim da tarde e a noite, as instabilidades aumentam no Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
As instabilidades concentram-se no Maranhão, com chuva moderada a forte na faixa central do estado e no extremo oeste do Piauí. O calor predomina em toda a região.
Região Norte
Pancadas de chuva mais intensas no Acre e oeste do Amazonas, com risco de temporais. Roraima segue com tempo mais aberto e calor.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia