Geral
Novos procedimentos ampliam assistência no Pam Salgadinho e beneficiam usuários do SUS em Maceió
Serviços inovadores vão além de consultas e exames, fortalecendo o atendimento especializado na unidade
Consolidando a marca da humanização que orienta a gestão do prefeito JHC, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió implementou, em 2025, uma série de novos serviços no Pam Salgadinho — maior unidade de atendimento especializado de Alagoas — ampliando a oferta de procedimentos e a assistência integral aos usuários do SUS na capital.
Com o objetivo de promover melhorias significativas na qualidade de vida de pacientes com problemas de mobilidade atendidos pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER), a SMS adquiriu 1.380 equipamentos destinados a crianças, adolescentes e adultos, proporcionando mais conforto e segurança a esses usuários.
O secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, destaca que, embora o fornecimento desses equipamentos seja obrigação do serviço público, há 17 anos eles não eram disponibilizados aos pacientes. "Essa é mais uma inovação da atual gestão na saúde municipal. Graças a esse esforço, conseguimos atender essa demanda, disponibilizando equipamentos essenciais que facilitam a vida dos usuários e de seus cuidadores, garantindo mais dignidade e inclusão", afirma.
O município investiu mais de R$ 2 milhões na iniciativa e, entre maio e o momento atual, já distribuiu 624 equipamentos, beneficiando inclusive pacientes que realizam terapias pelo SUS fora do Pam Salgadinho.
Entre os equipamentos de maior demanda estão cadeiras de rodas padrão adulto e infantil, cadeiras para pacientes tetraplégicos, cadeiras de banho com aro de propulsão, equipamentos para pessoas acima de 90 kg e cadeiras de banho com assento sanitário.
Tratamento de Varizes e Microvasos
O procedimento de escleroterapia — antes restrito à rede privada — passou a ser oferecido pelo SUS no Pam Salgadinho em 2025. Indicado para o tratamento de varizes e microvasos, o método não exige cirurgia ou intervenções invasivas e representa um avanço importante para a rede pública de saúde da capital.
Implantada desde agosto no bloco E da unidade, a escleroterapia é realizada por angiologista e elimina veias que causam incômodo estético ou sintomas como dores, inchaço e sensação de peso nas pernas. Até novembro, 70 pacientes já foram contemplados, sendo 90% do público formado por mulheres, que agora têm acesso ao procedimento e à melhora da qualidade de vida.
Sala de Vacinação
A imunização também se tornou prioridade na unidade, devido ao grande fluxo de pessoas no Pam Salgadinho. Atenta à importância de ampliar o acesso da população às vacinas — uma das estratégias mais eficazes na prevenção de doenças — a SMS inaugurou, em julho, uma nova sala de vacinação no bloco M.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e oferece todas as vacinas de rotina do Calendário Básico, além de imunizantes contra Covid-19 e Influenza.

Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia