Geral
Papa pede apoio a cristãos perseguidos, mas com 'mansidão e perdão'
Declaração chega após bombardeio dos Estados Unidos na Nigéria
O papa Leão XIV alertou nesta sexta-feira (26) que o apoio a cristãos perseguidos por conta de sua fé deve ser oferecido com "mansidão e perdão".
A declaração foi dada durante o Angelus no Vaticano e chega na esteira do bombardeio dos Estados Unidos contra supostos alvos de grupos terroristas islâmicos na Nigéria, com a alegação de coibir atentados contra cristãos no país africano.
"Na memória de Santo Estêvão, o primeiro mártir, invocamos a sua intercessão para que fortaleça a nossa fé e sustente as comunidades que mais sofrem por causa do seu testemunho cristão", afirmou o pontífice americano.
"Que o seu exemplo de mansidão, coragem e perdão acompanhe todos aqueles que estão envolvidos em situações de conflito para promover o diálogo, a reconciliação e a paz", acrescentou o Papa, que não citou nenhuma situação específica.
A Igreja celebra em 26 de dezembro o dia de Santo Estêvão, considerado o primeiro mártir católico da história.
Na noite de Natal, o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou um ataque contra jihadistas no noroeste da Nigéria, país que há anos sofre com uma insurgência de grupos extremistas, alguns deles ligados ao Estado Islâmico.
O bombardeio teve colaboração das autoridades do país africano, que é dividido quase igualmente entre um norte majoritariamente muçulmano e um sul predominantemente cristão.
""Eu já havia alertado esses terroristas de que, se não parassem com o massacre de cristãos, haveria consequências terríveis, e elas vieram. Sob minha liderança, nosso país não permitirá que o terrorismo islâmico radical prospere. Que Deus abençoe nossas Forças Armadas e um feliz Natal a todos, incluindo os terroristas mortos", disse Trump na plataforma Truth Social.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento