Geral
Alunos do tempo integral da Semed apresentam pinturas inspiradas nas paisagens de Maceió
Estudantes das escolas municipais Rui Palmeira e Silvestre Péricles participam de atividades de arte, cultura e esportes
As belezas naturais, os pontos turísticos e o patrimônio histórico de Maceió ganharam novas interpretações artísticas pelas mãos de mais de 300 alunos do tempo integral das escolas municipais Rui Palmeira e Silvestre Péricles. Nesta quinta-feira (11), a exposição "Nossa cidade, nosso olhar" apresenta os trabalhos produzidos pelos estudantes, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Consolador, no bairro do Prado.
A quadra do Instituto foi transformada em uma galeria, com dezenas de pinturas feitas à mão pelos alunos. Marcos dos Corais, as ruas do Jaraguá e o mar de Maceió foram retratados a partir do olhar das crianças.
Ana Beatriz, de 9 anos, estudante da Escola Municipal Rui Palmeira, contou que se inspirou na piscina natural de Maceió. “Eu gostei muito quando fui com a minha tia, quando entrei nas águas. Eu desenhei os barcos, a água da piscina natural. Foi totalmente lindo”, relatou.
Já Maria Helena, de 10 anos, também da Escola Rui Palmeira, escolheu a praia de Ponta Verde e o Farol como inspiração. “A aula de campo foi bem legal e me inspirei no mar. Achei que minha arte ficou bem legal e acho que o povo pode gostar também”, disse animada.
Segundo Claudiane Pimentel, coordenadora de Educação em Tempo Integral da Semed, a atividade com pintura em tela é uma experiência piloto iniciada no segundo semestre, no Parque Biblioteca, no Benedito Bentes. “Estamos trazendo artistas plásticos de Maceió para desenvolver esse olhar, potencializar e despertar talentos de crianças que já gostam de desenhar e pintar. Isso contribui para o desenvolvimento integral, estimulando criatividade, imaginação, coordenação motora, expressão de sentimentos, percepção de cores e formas, comunicação, concentração e sensibilidade, além de ser uma forma de arteterapia”, destacou.
Sobre a parceria
O Instituto Consolador atende cerca de 350 crianças das escolas Rui Palmeira e Silvestre Péricles. No contraturno, elas participam de aulas de teatro, música, natação, jiu-jítsu, judô, balé, capoeira, coco de roda, além de reforço em Língua Portuguesa e Matemática.
Daniele da Silva, coordenadora das atividades de tempo integral do Instituto Consolador, explica que o projeto “Nossa cidade, nosso olhar” busca estimular o sentimento de pertencimento à cidade e à cultura local. “A exposição é fruto de uma aula de campo em que os alunos, acompanhados dos professores e sob a orientação do professor Fernando, conheceram bairros históricos de Maceió, como Jaraguá, visitaram museus, o Mercado 31 e o Marco dos Corais. Nessas visitas, puderam se apropriar da cultura, do artesanato local e fortalecer sua identidade”, afirmou.
O professor de artes Fernando Oliveira explicou que o projeto durou cerca de duas semanas, envolvendo a aula de campo e atividades sobre princípios de desenho, linhas, formas e perspectivas, culminando nas pinturas apresentadas na exposição.
Fotos: Julita Bittencourt e Bianca Rodrigues/Ascom Semed
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa