Geral
Vendas do varejo crescem 0,5% em outubro, aponta IBGE
Resultado supera expectativas do mercado e indica recuperação do setor varejista em outubro, segundo dados do IBGE.
As vendas do comércio varejista brasileiro registraram alta de 0,5% em outubro na comparação com setembro, considerando a série com ajuste sazonal. O resultado ficou no teto das estimativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, cuja mediana era de queda de 0,1% e o piso negativo de 1,4%.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira, 11, na comparação com outubro de 2024, sem ajuste sazonal, o varejo restrito apresentou crescimento de 1,1%. O desempenho ficou próximo ao teto das projeções, que era de avanço de 1,2%, com piso de queda de 2,1% e mediana de estabilidade (0,0%).
No varejo ampliado, que engloba também as vendas de material de construção, veículos e atacado alimentício, houve aumento de 1,1% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. O resultado superou o teto das projeções, que era de alta de 0,8%, com piso negativo de 0,9% e mediana positiva de 0,2%.
Já na comparação com outubro de 2024, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 0,3% em outubro. Neste caso, a mediana das estimativas era negativa em 1,5%, variando entre recuo de 2,6% e aumento de 4,6%.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela