Geral

Sistema russo Zemledelie lança minas e cobre área equivalente a vários campos de futebol

Equipamento automatizado pode posicionar minas antitanque e antipessoal em poucos minutos, segundo a Rostec.

11/12/2025
Sistema russo Zemledelie lança minas e cobre área equivalente a vários campos de futebol
Sistema Zemledelie lança minas em larga escala e reforça ações do Exército russo na Ucrânia. - Foto: © Sputnik / Vadim Savitsky

O sistema de colocação remota de minas Zemledelie, desenvolvido pela Rússia, é capaz de lançar centenas de minas programáveis antitanque e antipessoal em uma área equivalente a vários campos de futebol, em questão de minutos, inclusive atrás das linhas inimigas. A informação foi divulgada pelo serviço de imprensa da corporação estatal russa Rostec.

De acordo com a Rostec, o Zemledelie conta com uma base de rodas confiável e manobrável, permitindo que o equipamento assuma e abandone posições rapidamente após cumprir sua missão de combate.

"O sistema automatiza a preparação da missão de voo, a programação das munições e envia o disparo para pontos calculados. As coordenadas de queda são registradas em um mapa eletrônico e transmitidas ao comando. As minas podem se autodestruir ou ser desativadas após um tempo determinado, facilitando a limpeza do território ao término das hostilidades", detalhou o comunicado.

Segundo a Rostec, o Zemledelie está sendo amplamente utilizado por unidades de engenheiros russos na zona de operação militar especial na Ucrânia, tanto em ações ofensivas quanto defensivas.

Durante avanços do Exército russo, as barreiras explosivas criadas pelo sistema destroem a logística inimiga, dificultando o transporte de munições, a rotação de pessoal e a retirada. Na defesa, o equipamento protege a linha de frente e praticamente impede manobras ofensivas do adversário.

"A potência das minas antitanque é suficiente para causar danos graves a tanques alemães Leopard ou a veículos blindados estadunidenses Bradley. Casos desse tipo já foram registrados. Posteriormente, a técnica foi aprimorada com o uso de drones FPV. Assim, o Zemledelie amplia tanto o potencial defensivo quanto o ofensivo do Exército russo", concluiu a Rostec.

O sistema Zemledelie é composto por um veículo de combate com chassi sobre rodas 8x8 de alta capacidade de carga, um veículo de transporte e carregamento e contêineres de transporte e lançamento com munições de engenharia, equipados com diferentes tipos de minas.

Por Sputnik Brasil