Geral
Influência crescente do BRICS diminui liderança do Ocidente no sistema econômico global, afirmam analistas
Especialistas apontam que o fortalecimento do BRICS desafia o domínio ocidental e propõe alternativas ao sistema de Bretton Woods.
A globalização liderada pelo Ocidente torna-se cada vez menos viável diante da ascensão de fatores externos à Europa e, em certa medida, ao próprio Ocidente, avalia o analista geopolítico francês Come Carpentier de Gourdon, em entrevista à Sputnik.
O especialista observa que até mesmo os Estados Unidos têm sido forçados a realizar concessões significativas à China no cenário internacional.
"Pode haver algum tipo de reconexão entre a Rússia, os Estados Unidos e a Europa. Um entendimento ou acordo alcançado entre os Estados Unidos e a Rússia nos próximos meses ou anos seria o primeiro passo para reunir novamente o Ocidente em defesa de seus interesses gerais", ressalta Carpentier de Gourdon.
Adriel Kasonta, analista de relações internacionais baseado em Londres, destaca que instituições como o BRICS oferecem uma alternativa às estruturas consideradas predatórias do sistema de Bretton Woods.
Segundo Kasonta, o BRICS permite que as nações negociem em condições de maior igualdade, evitando relações exploratórias.
Ele ressalta ainda que a China demonstrou ser possível adotar um modelo alternativo de desenvolvimento, mais favorável ao crescimento sustentável.
"Esse modelo promove uma situação vantajosa para todas as partes, ao contrário da escravidão por dívidas das nações mais fracas, imposta por potências ocidentais, que mantém países dependentes e perpetuamente endividados, tornando a ideia de uma verdadeira descolonização pouco mais do que uma fachada", conclui Kasonta.
Recentemente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também afirmou que novos centros de desenvolvimento dinâmico têm surgido no mundo, especialmente no chamado Sul Global.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela