Geral
Cidade da Grande SP fica totalmente sem energia após vendaval
Embu-Guaçu, na região metropolitana de São Paulo, teve 100% dos imóveis sem luz após fortes ventos; Enel e prefeitura ainda avaliam danos.
Embu-Guaçu, município da região metropolitana de São Paulo com cerca de 67 mil habitantes, está com todos os imóveis sem energia elétrica após a passagem de fortes ventos nesta quarta-feira (10). Segundo a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento, por volta das 20h, cerca de 2,2 milhões de imóveis estavam sem luz em sua área de atuação – sendo 1,5 milhão apenas na capital.
De acordo com a empresa, a Grande São Paulo foi atingida por vendavais que comprometeram o fornecimento de energia. Os ventos chegaram a mais de 98 km/h em algumas regiões, devido à passagem de um ciclone extratropical que se formou no Sul do País e avançou para o Sudeste.
O Corpo de Bombeiros informou ter recebido 1.327 chamados para queda de árvores na capital e Grande SP. O aeroporto de Congonhas registrou 167 voos cancelados nesta quarta-feira.
Em nota, a Enel afirmou que equipes estão nas ruas realizando os reparos necessários. Questionada sobre a situação específica de Embu-Guaçu, a empresa não respondeu até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.
Ao Estadão, o diretor de Operações da Enel São Paulo, Márcio Jardim, disse que o momento mais crítico foi às 18h desta quarta e que a companhia ainda faz um balanço para informar o prazo de restabelecimento da energia.
Nas redes sociais, a prefeitura de Embu-Guaçu comunicou que seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) precisaram interromper o serviço de vacinação devido "aos fortes ventos e chuvas". O atendimento poderá ser normalizado na quinta-feira, 11, segundo a administração municipal.
A reportagem também procurou a prefeitura para saber se outros serviços foram impactados, mas não obteve retorno até o momento.
Além de Embu-Guaçu, outras cidades atendidas pela Enel também registraram alto percentual de imóveis sem energia: Cotia (70.686 imóveis, 49,9% do total), Itapecerica da Serra (34.743, ou 51,07%), Juquitiba (11.023, ou 61,6%) e Pirapora do Bom Jesus (5.876, ou 69,88%).
São Caetano do Sul e Taboão da Serra também apresentaram grande número de clientes afetados. Em São Caetano, 35,9 mil imóveis (41,67% do total) estavam sem luz. Em Taboão da Serra, até as 20h, eram 53.316 clientes, o que representa 42% dos 126.812 imóveis do município.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela