Geral
Atestado médico impresso continuará válido em 2026, afirma CFM
Conselho Federal de Medicina desmente boatos sobre fim da aceitação de documentos físicos e reforça validade legal dos atestados impressos.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) esclareceu nesta quarta-feira, 10, que os atestados médicos impressos continuarão tendo validade legal em 2026. O posicionamento foi divulgado após viralizarem nas redes sociais publicações que afirmavam que documentos físicos deixariam de ser aceitos no próximo ano.
As informações falsas alegavam que, a partir de março de 2026, somente atestados digitais seriam aceitos, sob o argumento de prevenir fraudes, e que empregadores passariam a recusar documentos em papel.
"No Brasil, atestados médicos físicos (em papel) e digitais seguem válidos e plenamente aceitos em todo o território nacional, visto que não há qualquer mudança na legislação, seja emanada pelo Poder Legislativo ou pelo Conselho Federal de Medicina, que determine a emissão exclusiva de atestados por meio digital", afirma o comunicado do CFM.
As postagens também alegavam que, a partir da data estipulada, todos os atestados deveriam ser emitidos pela plataforma Atesta CFM, que está judicialmente suspensa e sem previsão de implementação.
O conselho reforçou ainda que, quando a ferramenta for implementada, deverá contemplar tanto documentos físicos quanto digitais.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela