Geral

Falta de energia prejudica abastecimento de água em São Paulo e região metropolitana

Apagão causado por vendaval afeta bombeamento e distribuição de água em diversos bairros e cidades da Grande SP, alerta Sabesp.

10/12/2025
Falta de energia prejudica abastecimento de água em São Paulo e região metropolitana
Falta de energia prejudica abastecimento de água em São Paulo e região metropolitana - Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta quarta-feira, 10, que parte da capital paulista e algumas cidades da região metropolitana tiveram o abastecimento de água comprometido devido à falta de energia elétrica que atinge a Grande SP.

O apagão, registrado durante os fortes vendavais das últimas horas, prejudicou o funcionamento das máquinas responsáveis pelo bombeamento de água às residências. Por isso, a Sabesp orienta os moradores a fazerem uso moderado do recurso disponível em seus reservatórios.

Segundo a Enel, responsável pela distribuição de energia na região, mais de 2 milhões de clientes ficaram sem luz nesta quarta-feira em São Paulo e municípios vizinhos. Em nota, a concessionária informou que "1.300 equipes atuam para restabelecer o fornecimento de energia".

Os vendavais são consequência da passagem de um ciclone extratropical, formado na região Sul do País e que avançou para o Sudeste. Os ventos chegaram a 98 km/h em partes da capital, e os Bombeiros registraram mais de 500 chamados para queda de árvores na manhã desta quarta-feira.

Na capital, as regiões afetadas, segundo a Sabesp, incluem: Americanópolis, Morumbi, Parelheiros, Parque do Carmo, Sacomã, Tucuruvi, Vila Clara, Vila Formosa, Vila Mariana e Vila Romana. "Os bairros próximos a essas regiões podem ter sido afetados, pois os reservatórios localizados nesses locais atendem a áreas vizinhas", informou a companhia.

Já na Grande São Paulo, as cidades impactadas pela falta de água são: Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Mauá, Santo André, Santa Isabel, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e São Bernardo do Campo.

Em nota enviada à reportagem no início da tarde, a Sabesp informou que o serviço de energia elétrica já foi restabelecido em parte dessas localidades, mas que o fornecimento de água retorna de forma gradual.

"Assim que o bombeamento é retomado, a água volta a fluir pelas tubulações, reabastecendo as caixas-d'água de cada casa e edifício no caminho, por isso a recuperação é gradativa", explicou a companhia.

A Sabesp afirmou ainda que está em contato com a Enel e acompanha os trabalhos de restabelecimento da eletricidade. Enquanto o serviço não for normalizado, a orientação é que os clientes façam consumo consciente da água armazenada nos reservatórios domiciliares até que o sistema seja totalmente recuperado.

"A Companhia pede desculpas pelos transtornos e segue à disposição dos clientes pelos canais de atendimento", destacou a Sabesp. Os contatos são: 0800-055-0195 (Telefone); (11) 3388-8000 (WhatsApp); ou Agência Virtual (www.sabesp.com.br).