Geral
Federação Única dos Petroleiros aprova greve nacional a partir do dia 15
Categoria rejeita contraproposta da Petrobras e anuncia paralisação após impasse em negociações do acordo coletivo.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da zero hora de segunda-feira, 15. A decisão foi comunicada nesta quarta-feira, 10, após a Petrobras apresentar uma segunda contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), considerada insuficiente pelas entidades representativas da categoria.
Segundo a FUP, a nova proposta, entregue pela empresa na terça-feira, 9, não avança nos três pontos centrais debatidos desde o início das negociações. Por esse motivo, os sindicatos notificarão a Petrobras sobre a paralisação na próxima sexta-feira.
Entre as principais reivindicações estão os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras.
A FUP e seus sindicatos destacam que, além de não apresentar respostas conclusivas sobre o tema — em discussão há quase três anos com o governo e entidades de participantes —, a Petrobras também não ofereceu soluções consistentes para outras pendências acumuladas ao longo do processo de negociação.
Outros pontos que motivam a paralisação são a proposta de aprimoramento do plano de cargos e salários, garantias de recomposição sem mecanismos de ajuste fiscal e o fortalecimento da Petrobras.
Procurada, a Petrobras não respondeu até o fechamento desta reportagem.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela