Geral
Chuvas em Marte? Rochas de caulinita sugerem passado tropical no planeta vermelho
Mineral encontrado pelo rover Perseverance reforça hipótese de clima úmido e abundância de água em Marte há bilhões de anos
O rover Perseverance identificou rochas de caulinita em Marte, um achado que reforça a possibilidade de que, no passado, o planeta vermelho tenha abrigado florestas tropicais úmidas.
Segundo a NASA, as rochas analisadas pelo Perseverance são compostas por argila caulinita branca, rica em alumínio — mineral também comum na Terra. Aqui, a caulinita se forma após a lixiviação de outros minerais, um processo que ocorre devido à ação da água em climas úmidos ao longo de milhões de anos.
"As rochas, que hoje aparecem como pontos claros na superfície alaranjada de Marte, são a mais recente evidência de que o planeta pode ter abrigado, no passado, oásis úmidos, com clima chuvoso e precipitações abundantes, comparáveis a um clima tropical da Terra", destaca a publicação.

De acordo com Adrian Broz, pesquisador de pós-doutorado da Universidade Purdue e colaborador da missão Perseverance, essas rochas só poderiam se formar por meio da exposição prolongada a grandes volumes de água.
Com base nessas evidências, cientistas sugerem que Marte já passou por longos períodos de chuvas e clima úmido, condições ideais para o desenvolvimento de florestas tropicais.
"Portanto, quando se observa caulinita em um lugar como Marte, que hoje é estéril, frio e sem água líquida na superfície, isso nos indica que já houve muito mais água do que existe atualmente", afirma Broz.
Os pesquisadores também traçaram paralelos com a Terra, onde as florestas tropicais são o ambiente mais comum para a formação de caulinita, reforçando a hipótese de um passado marciano com características tropicais.
Broz comparou as amostras de caulinita marciana analisadas pelo Perseverance com rochas encontradas próximas a San Diego, na Califórnia, e na África do Sul. As amostras de ambos os planetas apresentaram grande semelhança.
Essas rochas, segundo os cientistas, funcionam como "cápsulas do tempo", podendo preservar informações valiosas sobre as condições ambientais de Marte há bilhões de anos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela