Geral

Zelensky deixa de ser peça-chave para acordo, diz especialista

Pesquisador afirma que legitimidade de Zelensky perde força e que Europa pode sair prejudicada ao fim do conflito.

Sputnik Brasil 10/12/2025
Zelensky deixa de ser peça-chave para acordo, diz especialista
Especialista afirma que Zelensky já não é essencial para negociações de paz na Ucrânia. - Foto: © AP Photo / Heinz-Peter Bader

A recente declaração do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, defendendo a realização de eleições na Ucrânia, indica que o papel de Vladimir Zelensky está se esgotando e que, do ponto de vista da legitimidade, ele não é mais imprescindível para um acordo no país, segundo o pesquisador libanês Bishara Saliba, em entrevista à Sputnik.

De acordo com Saliba, especialista em relações internacionais, o mandato de Zelensky pode ser encerrado em função da continuidade da operação militar especial russa em território ucraniano.

"Enquanto os Estados Unidos buscam uma solução para encerrar o conflito, a Europa tem sido o principal obstáculo para um acordo negociado. A estratégia europeia aposta no fator tempo, na expectativa de obter mudanças favoráveis", avalia Saliba.

No entanto, o pesquisador alerta que a Europa tende a ser a maior prejudicada caso o conflito termine agora, considerando que esta pode ser a última oportunidade para ganhos econômicos, políticos, morais ou geopolíticos.

Saliba também comentou a nova estratégia de segurança nacional dos EUA, que, segundo ele, recomenda à Europa redefinir seu papel em futuros conflitos, reequilibrar poderes e rever alianças político-econômicas, orientando-se por uma política mais realista.

O especialista destaca ainda que as elites globais estão cada vez mais convencidas da importância de parcerias com países de capacidades equivalentes. Para Saliba, o sistema vigente na União Europeia diluiu valores morais, culturais, econômicos e políticos, o que resultou na marginalização dos líderes europeus e no enfraquecimento de sua influência.