Geral

Mais de 500 mil pessoas são deslocadas após confrontos entre Camboja e Tailândia

Disputa fronteiriça provoca mortes e deslocamento em massa; equipes esportivas também são afetadas

10/12/2025
Mais de 500 mil pessoas são deslocadas após confrontos entre Camboja e Tailândia
Mais de 500 mil pessoas são deslocadas após confrontos entre Camboja e Tailândia

Os confrontos entre Camboja e Tailândia continuam intensos, sem perspectivas de trégua, e já provocaram o deslocamento de mais de meio milhão de pessoas nos dois países.

Na Tailândia, cerca de 400 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas nas áreas afetadas, enquanto o Camboja registrou o deslocamento de mais de 127 mil moradores apenas nesta quarta-feira, 10.

Na terça-feira, 9, os conflitos resultaram na morte de três soldados tailandeses e sete civis cambojanos. Os combates, que haviam sido retomados no domingo, 7, agravam uma disputa histórica por fronteiras definidas durante o período colonial francês. Ambos os países reivindicam a soberania de templos antigos localizados na região de divisa.

Em julho, uma escalada de violência durante cinco dias deixou 43 mortos e quase 300 mil deslocados, antes de um breve cessar-fogo. O acordo, mediado pelo então presidente Donald Trump e ratificado em outubro, foi suspenso semanas depois pela Tailândia, após a explosão de uma mina que feriu soldados.

Os confrontos mais recentes já causaram baixas significativas. As Forças Armadas tailandesas confirmaram a morte de cinco soldados e dezenas de feridos. O Camboja relatou sete civis mortos e 20 feridos, sem atualização dos números nesta quarta-feira.

O impacto do conflito ultrapassou o campo militar e civil, atingindo também o esporte. Toda a equipe do Camboja foi retirada dos 33º Jogos do Sudeste Asiático, iniciados na última terça-feira na Tailândia. Em comunicado, o Comitê Olímpico Nacional do Camboja lamentou a decisão, mas ressaltou que a prioridade é a segurança das famílias dos atletas.