Geral
UE define redução de 90% nas emissões até 2040 em acordo climático
Conselho Europeu e Parlamento fecham compromisso para corte de emissões de gases de efeito estufa e avançam rumo à neutralidade até 2050.
A presidência do Conselho Europeu e representantes do Parlamento Europeu firmaram um acordo provisório para alterar a Lei Europeia do Clima (LEC), conforme comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (10).
O novo texto estabelece uma meta climática intermediária vinculativa para 2040: a redução de 90% das emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), tomando como referência os níveis de 1990.
Segundo as autoridades europeias, essa meta representa um passo decisivo para que a União Europeia alcance a neutralidade climática até 2050, objetivo de longo prazo do bloco.
O acordo também prevê áreas de flexibilidade para apoiar o cumprimento da meta de 2040, além de elementos-chave que deverão nortear o quadro climático pós-2030. "Essas diretrizes vão orientar futuras propostas legislativas da Comissão Europeia, permitindo que a UE alcance a meta de 2040 e, ao mesmo tempo, ofereça suporte à indústria e aos cidadãos durante a transição", destaca o comunicado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela