Geral

Merz afirma que estratégia dos EUA reforça necessidade de independência europeia em segurança

Primeiro-ministro alemão critica abordagem dos EUA e defende autonomia europeia em política de segurança.

09/12/2025
Merz afirma que estratégia dos EUA reforça necessidade de independência europeia em segurança
- Foto: © Foto / X / @_FriedrichMerz / Friedrich Merz

O primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, afirmou nesta terça-feira, 9, que a nova estratégia de segurança nacional do governo Trump evidencia a necessidade de a Europa tornar-se "muito mais independente" dos Estados Unidos em questões de política de segurança.

Merz também refutou a ideia de que a democracia europeia precise ser salva.

A estratégia americana, publicada na última sexta-feira, apresenta os aliados europeus como frágeis, ao mesmo tempo em que demonstra apoio tácito a partidos de extrema-direita e faz críticas à política europeia de liberdade de expressão e migração.

Na segunda-feira, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, advertiu os EUA contra qualquer interferência nos assuntos internos da Europa, ressaltando que apenas os cidadãos europeus têm o direito de decidir quem os governará.

Merz, que lidera a nação mais populosa e a maior economia da União Europeia, declarou não estar surpreso com o teor da estratégia, pois ela se alinha, em grande parte, com o discurso feito pelo vice-presidente dos EUA, JD Vance, aos aliados europeus durante uma conferência em Munique, em fevereiro.

Segundo Merz, algumas partes do documento são compreensíveis, mas "outras são inaceitáveis do ponto de vista europeu". "Que os americanos queiram salvar a democracia na Europa agora, não vejo necessidade disso", afirmou a jornalistas em Mainz, no oeste da Alemanha. "Se precisasse ser salva, nós mesmos cuidaríamos disso".

Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.