Geral

STF concede liberdade ao presidente da Alerj com tornozeleira e afastamento do cargo

Ministro Alexandre de Moraes autoriza soltura de Rodrigo Bacellar, que deverá usar tornozeleira eletrônica, permanecer afastado da presidência da Alerj e cumprir outras restrições enquanto durar a investigação.

Sputinik Brasil 09/12/2025
STF concede liberdade ao presidente da Alerj com tornozeleira e afastamento do cargo
Ministro do STF determina liberdade de Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, com restrições judiciais. - Foto: © Foto / Thiago Lontra / Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta terça-feira (9) a soltura do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), mediante o uso de tornozeleira eletrônica.

A decisão atende à votação da Alerj, que aprovou, por maioria, a revogação da prisão preventiva de Bacellar. A medida foi aprovada por 42 votos a favor e 21 contrários, com duas abstenções e quatro ausências. Eram necessários 36 votos para validar a revogação.

Bacellar havia sido preso na semana passada pela Polícia Federal (PF), sob acusação de tentar obstruir investigações.

Na decisão, Moraes determinou que o parlamentar permaneça afastado do cargo de presidente da Casa Legislativa enquanto durar a investigação criminal, além de cumprir recolhimento domiciliar noturno.

O deputado também está proibido de manter contato com outros investigados e deverá entregar seus passaportes à Polícia Federal.

De acordo com a PF, Bacellar teria alertado o deputado estadual Thiago Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, sobre uma operação policial, além de orientá-lo a eliminar possíveis provas, incluindo dados do celular. TH é investigado por suposta negociação de armas e indicação de aliados de facção para cargos no Legislativo estadual.

Bacellar foi detido na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, após comparecer a uma reunião a convite do superintendente da PF no estado, Fábio Galvão.

Durante a operação, além da apreensão do celular do presidente da Alerj, agentes encontraram R$ 90 mil no carro utilizado por Bacellar para ir à superintendência.