Geral
Presidente de Honduras denuncia golpe eleitoral em curso e acusa interferência dos EUA
Xiomara Castro afirma que apresentará denúncias a organismos internacionais e critica manipulação do processo eleitoral no país.
A presidente de Honduras, Xiomara Castro, denunciou a existência de um "golpe eleitoral em curso" no país e acusou interferência dos Estados Unidos no processo. Segundo Castro, seu governo irá apresentar denúncias formais a instâncias como as Nações Unidas, a União Europeia, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e outros organismos internacionais.
"Estamos vivendo um processo marcado por ameaça, coação, manipulação do TREP [Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares] e adulteração da vontade popular. Essas ações constituem um golpe eleitoral em andamento", declarou a presidente.
No último dia 7 de dezembro, o partido governista Libre anunciou que não reconhece os resultados das eleições recentes em Honduras e convocou protestos em todo o país. A candidata do Libre, Rixi Moncada, leu um comunicado oficial do partido condenando "a interferência e a coação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o processo eleitoral."
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias