Geral
CPI do Crime Organizado convoca Bacellar para depor no Senado
Presidente da Alerj, detido por suspeita de obstrução, permanece preso mesmo após revogação da prisão pela Assembleia.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, no Senado, aprovou a convocação de Rodrigo Bacellar (União), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para prestar depoimento.
Bacellar foi detido na semana passada por suspeita de obstrução de uma operação da Polícia Federal (PF). Apesar de a própria Alerj ter decidido revogar a prisão na última segunda-feira (8), o parlamentar permanece em uma cela na Superintendência da PF, no Rio de Janeiro.
O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), destacou que o Rio de Janeiro está "totalmente dominado pelo crime organizado" e considera o depoimento de Bacellar fundamental para esclarecer o funcionamento financeiro dos grupos criminosos, além de avaliar a efetividade das políticas públicas atuais de combate ao crime.
Segundo o requerimento de convocação, "a contribuição do Senhor Rodrigo Bacellar é imprescindível para construir um diagnóstico fidedigno acerca da ameaça representada pela infiltração econômica do crime organizado e avaliar a eficácia das políticas públicas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro atualmente em vigor no País".
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias