Geral
Petrobras mira mercado de biometano com parcerias minoritárias
Diretora da estatal afirma que estratégia para o biometano seguirá modelo adotado no etanol, priorizando alianças com players relevantes do setor.
Angélica Laureano, diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, afirmou nesta terça-feira, 9, que as definições sobre a política de biometano permitirão à estatal avançar nos próximos passos em relação ao gás renovável. Segundo ela, a estratégia da Petrobras para o biometano é semelhante à adotada no etanol.
"A Petrobras pretende entrar no mercado de biometano da mesma forma que pretendemos entrar no etanol. Em parceria minoritária com um ente relevante do mercado", declarou a diretora durante participação no fórum técnico da PPSA (Pré-Sal Petróleo), no Rio de Janeiro. "Já realizamos uma chamada pública para atender ao mandato de biometano e, após avaliações, recebemos 19 propostas. Faltava clareza sobre o percentual do mandato. Agora podemos definir quando iniciaremos esse processo", explicou.
Em outubro, o Ministério de Minas e Energia propôs a redução da meta obrigatória de biometano dentro do Programa Combustível do Futuro.
O ajuste reduziu a meta de 1% para 0,25%. O mandato estabelece que produtores e importadores de gás natural adicionem a molécula do gás renovável ao gás fóssil comercializado no Brasil a partir de 2026.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias