Geral
Indústria de SP acumula perda de 1,7% em dois meses consecutivos, aponta IBGE
Produção industrial paulista recua pelo segundo mês seguido e opera abaixo do nível pré-pandemia, segundo dados do IBGE.
A produção industrial de São Paulo registrou queda de 1,2% em outubro em relação a setembro, marcando o segundo mês consecutivo de retração e acumulando uma perda de 1,7% no período. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Maior parque fabril do País, a indústria paulista operava em outubro 1,5% abaixo do patamar registrado no pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e 22,8% inferior ao pico histórico de produção, alcançado em março de 2011.
No comparativo entre setembro e outubro, a retração foi impulsionada, principalmente, pelos setores de derivados do petróleo e de alimentos.
A indústria de São Paulo exerceu a principal influência negativa sobre o desempenho nacional no período, seguida pelo Rio Grande do Sul, que recuou 5,7% em outubro após três meses de crescimento acumulando alta de 10,8%.
Em contrapartida, o maior impacto positivo veio do Rio de Janeiro, com avanço de 4,1%, recuperando parte da perda de 6,0% registrada nos dois meses anteriores. Minas Gerais também contribuiu positivamente, com crescimento de 2,1%, terceira alta consecutiva e ganho acumulado de 3,5% no período.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias