Geral
Israel e Bolívia retomam relações diplomáticas após dois anos de ruptura
Países selam acordo em Washington após rompimento motivado por conflito na Faixa de Gaza; Bolívia revoga exigência de visto para israelenses.
Israel e Bolívia decidiram restabelecer relações diplomáticas após dois anos de ruptura, conforme anunciou o Ministério das Relações Exteriores de Israel nesta segunda-feira (8). O rompimento havia sido determinado por La Paz em resposta à operação militar israelense na Faixa de Gaza.
De acordo com comunicado do governo boliviano, o chanceler de Israel, Gideon Sa'ar, e o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Fernando Aramayo, têm encontro agendado para esta terça-feira (9), em Washington. Na ocasião, os representantes deverão assinar o acordo que formaliza a reaproximação entre os dois países.
O ministério de Israel também destacou que o presidente boliviano, Rodrigo Paz, eleito em outubro, telefonou para Sa'ar logo após a vitória nas urnas. Durante a conversa, o chanceler israelense manifestou o desejo de "abrir um novo capítulo" nas relações bilaterais. Paz, por sua vez, afirmou buscar uma política de reaproximação internacional, incluindo a retomada dos vínculos com Israel.
Como parte desse processo, a Bolívia anunciou, no início de dezembro, a revogação da exigência de visto para cidadãos israelenses.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias