Geral
Justiça italiana solicita a Moraes informações sobre prisão de Zambelli
Magistrados da Itália pedem esclarecimentos ao STF sobre sistema prisional antes de decidir extradição da deputada
A Justiça da Itália enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma lista de questionamentos sobre o sistema prisional brasileiro. Os esclarecimentos fazem parte do processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Na semana passada, a Justiça italiana suspendeu o julgamento da extradição solicitada pelo governo brasileiro para aguardar a resposta do STF. O julgamento deve ser retomado no próximo dia 18.
Notícias relacionadas:
- Pedido de vista adia votação de parecer sobre mandato de Zambelli.
- MP da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli.
A Justiça italiana quer saber para qual unidade prisional Zambelli seria encaminhada caso a extradição seja aceita. Também foram feitos questionamentos sobre as condições dos presídios femininos, ocorrência de violência e intimidação contra detentas e a capacidade da polícia penal para manter a ordem nas penitenciárias.
Moraes tem até o dia 14 de dezembro para responder aos questionamentos. A comunicação oficial foi feita pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça.
Fuga
Em julho deste ano, Zambelli foi presa em Roma, capital da Itália, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes.
Detentora de dupla cidadania, Zambelli deixou o Brasil e buscou asilo político na Itália após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.
De acordo com as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emitir um mandado falso de prisão contra Alexandre de Moraes. O hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confessou ter agido a mando da deputada.
Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro formalizou o pedido de extradição de Zambelli em 11 de junho, por meio do STF. O Itamaraty encaminhou o pedido ao governo italiano.
Na Câmara dos Deputados, Zambelli também responde a um processo de cassação do mandato.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias