Geral

Conselheiro da Casa Branca defende análise criteriosa de dados para cortes no Fed

Kevin Hassett destaca importância de indicadores econômicos para definir ritmo ideal de cortes de juros pelo Federal Reserve

08/12/2025
Conselheiro da Casa Branca defende análise criteriosa de dados para cortes no Fed
Kevin Hassett - Foto: Reprodução

O conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou nesta segunda-feira (data da entrevista) que é fundamental analisar cuidadosamente os indicadores econômicos para determinar quantos cortes de juros o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) deve implementar para alcançar o nível considerado "ideal". Em entrevista à CNBC, Hassett destacou a necessidade de continuidade na flexibilização monetária.

Considerado favorito para assumir a presidência do Fed, atualmente ocupada por Jerome Powell, Hassett enfatizou que a principal função do presidente do banco central é acompanhar de perto os dados econômicos. "Parece que Powell fez um bom trabalho em 'controlar a situação' e ele provavelmente concorda que é prudente cortar os juros", avaliou.

Hassett também comentou que o presidente dos EUA, Donald Trump, tem uma "boa escolha garantida" para o comando do Fed e elogiou o trabalho de outros possíveis candidatos, como a vice-presidente de Supervisão do Fed, Michelle Bowman, o diretor Christopher Waller e o ex-diretor Kevin Warsh. "Se eu for escolhido como presidente do Fed, terei prazer em ajudar", afirmou.

O conselheiro ainda ressaltou que choques de oferta positivos devem beneficiar a economia norte-americana e que o avanço da inteligência artificial (IA) permite que o país opere em um ritmo "um pouco mais acelerado". Ele acrescentou que Trump fará pronunciamentos "positivos" sobre a economia nesta semana, sem revelar mais detalhes.

Na área política, Hassett disse que se reunirá hoje com o líder republicano do Senado dos EUA, John Thune, para discutir os subsídios relacionados à Lei de Proteção e Cuidado Acessível (ACA), sinalizando que "há espaço para negociações" sobre o tema.