Geral
AIEA informa que não há anormalidades em Fukushima após terremoto
Agência Internacional de Energia Atômica recebeu confirmação do governo japonês sobre segurança na usina nuclear após tremor de magnitude 7,6.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou, em postagem no X, que foi comunicada pelo governo do Japão sobre a ausência de anormalidades, até o momento, na usina nuclear de Fukushima após o forte terremoto que atingiu o norte do país nesta segunda-feira (8).
Segundo a publicação, "a descarga da água tratada pelo sistema ALPS foi temporariamente suspensa às 23h42, horário local, como medida de precaução".
O anúncio ocorre após um tremor de magnitude 7,6 atingir o Oceano Pacífico, a cerca de 80 km da costa de Aomori, provocando um tsunami de até 70 centímetros e alertas para possíveis ondas de até 3 metros, conforme informações da Agência Meteorológica do Japão. Autoridades locais relataram feridos, incêndios e orientaram cerca de 90 mil moradores a buscarem abrigo.
O governo japonês montou uma força-tarefa emergencial para avaliar os danos. O chefe de gabinete, Minoru Kihara, afirmou que as usinas nucleares da região estão realizando checagens de segurança, "sem que problemas tenham sido detectados até o momento". A primeira-ministra Sanae Takaichi reforçou que "a prioridade é proteger vidas".
Com informações da Associated Press.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias