Geral

Zelenski se reúne com líderes europeus para discutir paz entre Rússia e Ucrânia

Presidente ucraniano encontra Starmer, Macron e Merz em Londres em busca de apoio em meio a negociações críticas para o fim do conflito.

08/12/2025
Zelenski se reúne com líderes europeus para discutir paz entre Rússia e Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski - Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, reuniu-se nesta segunda-feira, 8, em Londres, com líderes do Reino Unido, França e Alemanha, em um momento considerado decisivo para as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, foi o anfitrião das conversas na Downing Street, que também contaram com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e do chanceler alemão, Friedrich Merz.

Antes do encontro, os líderes europeus manifestaram apoio à Ucrânia, buscando fortalecer a posição de Kiev diante da crescente pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Starmer afirmou que o esforço pela paz está em uma "fase crítica" e destacou a importância de um "cessar-fogo justo e duradouro", ressaltando que não pressionará Zelenski a aceitar qualquer acordo.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, declarou-se "cético" em relação a detalhes de documentos divulgados pelos EUA. "Precisamos conversar sobre isso. É por isso que estamos aqui", afirmou. "Os próximos dias podem ser um momento decisivo para todos nós."

Os líderes europeus buscam garantir que qualquer cessar-fogo seja respaldado por sólidas garantias de segurança tanto da Europa quanto dos EUA, para evitar novos ataques russos. Até o momento, Trump não ofereceu garantias explícitas publicamente.

Zelenski declarou, no domingo, que as conversas com líderes europeus em Londres e Bruxelas nesta semana terão como foco segurança, defesa aérea e financiamento de longo prazo para a Ucrânia.

Nesta segunda-feira, o presidente ucraniano reforçou a necessidade de apoio dos EUA e da Europa. "Há algumas coisas que não podemos gerenciar sem os americanos, coisas que não podemos gerenciar sem a Europa, e é por isso que precisamos tomar algumas decisões importantes", disse, em Downing Street.

Após a reunião, o gabinete de Macron informou que os líderes europeus continuarão trabalhando conjuntamente "no plano dos EUA, para complementá-lo com contribuições europeias, em estreita coordenação com a Ucrânia", visando "fortalecer a convergência nos próximos dias".

Zelenski também deve se encontrar ainda nesta segunda-feira com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Fonte: Associated Press

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.