Geral

Suspeito de roubo à Biblioteca Mário de Andrade é identificado e procurado

Polícia Civil de São Paulo localiza veículo usado na fuga e busca segundo envolvido no crime que resultou no furto de gravuras de Matisse e Portinari

08/12/2025
Suspeito de roubo à Biblioteca Mário de Andrade é identificado e procurado
Criminosos roubam obras de Matisse e Portinari na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo - Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Polícia Civil de São Paulo identificou um dos suspeitos pelo roubo à Biblioteca Mário de Andrade, localizada no centro da capital paulista. No último domingo (7), criminosos armados renderam seguranças e furtaram 13 gravuras dos artistas Henri Matisse e Candido Portinari.

As investigações estão sob responsabilidade da 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).

O carro utilizado pelos criminosos na fuga foi localizado, apreendido e encaminhado para perícia técnica.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa colabora com depoimentos de testemunhas e fornecimento de imagens que possam auxiliar na identificação e captura dos envolvidos. As diligências continuam para identificar o segundo suspeito e recuperar as obras roubadas.

Câmeras do sistema Smart Sampa registraram parte da fuga na rua João Adolfo, nas proximidades da Biblioteca Mário de Andrade, na região da Consolação.

As imagens mostram o momento em que um dos suspeitos abandona as telas junto a um muro, próximo a uma pilha de lixo, e segue em frente. O segundo suspeito passa pelo local, mas não interage com as obras.

Também no domingo, a administração municipal comunicou o crime à Interpol, com o objetivo de evitar o envio das obras roubadas para o exterior.

A Interpol atua com um banco de dados global e um aplicativo que auxiliam na identificação de obras de arte furtadas.