Geral

Ministro garante recursos para o Minha Casa, Minha Vida até 2026

Jader Filho afirma que governo tem verba para cumprir meta de 3 milhões de unidades habitacionais e que ajustes nas faixas de renda estão previstos para 2026.

08/12/2025
Ministro garante recursos para o Minha Casa, Minha Vida até 2026
Ministro das Cidades, Jader Filho - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que o governo federal dispõe de recursos suficientes para cumprir a meta de contratar 3 milhões de unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida até o fim de 2026. A expectativa do ministério é encerrar o ano com cerca de 2 milhões de contratos assinados desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Temos hoje a segurança para dar ao mercado de que não haverá falta de recurso no Minha Casa, Minha Vida. As pessoas podem contratar, as empresas podem acreditar no programa que não terá nenhum tipo de soluço”, declarou Jader Filho durante café da manhã com jornalistas nesta segunda-feira (8).

O ministro também informou que as faixas de renda do programa serão reajustadas no início de 2026. A faixa 1, atualmente com teto de R$ 2.850, deverá ser atualizada para cerca de dois salários mínimos.

Segundo Jader, em novembro foram realizadas 80 mil novas contratações de financiamentos, número que o governo espera manter nos próximos meses. Até outubro, a média era de 60 mil contratos mensais. Atualmente, uma em cada três contratações é destinada à faixa de renda mais baixa.

“O PIB da construção civil está puxando a economia brasileira, e quem está puxando a construção civil é o Minha Casa, Minha Vida. Hoje, 67% dos lançamentos em São Paulo são do programa”, destacou o ministro.

Impacto eleitoral

Apesar de o calendário eleitoral impor restrições a algumas ações, como cerimônias, Jader Filho acredita que não haverá prejuízo para a entrega das unidades contratadas até 2026. Ele afirmou que 60% dos imóveis devem ser concluídos no primeiro semestre, e que o próximo ano será o de maior número de entregas do atual governo, com previsão de cerca de 40 mil chaves distribuídas.

O ministro reiterou que deve deixar o governo até março de 2025, prazo para desincompatibilização de cargos públicos para quem pretende disputar as eleições. Jader Filho é pré-candidato a deputado federal pelo Pará.

“Temos gente muito qualificada no ministério, não haverá soluço nas políticas em andamento”, garantiu.