Geral
Influenciador que usou moto aquática adulterada na Ponte Rio-Niterói é alvo de operação
Ação da Polícia Civil prende quatro e mira grupo que promovia manobras perigosas e crimes de trânsito nas redes sociais
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta segunda-feira (8), quatro pessoas em flagrante por promover publicidade enganosa ou abusiva de jogos de azar. A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) deflagrou a "Operação Zero Grau", que tem como alvos influenciadores que utilizam redes sociais para divulgar manobras perigosas, "pegas" e "graus" no Rio.
Os policiais cumprem mandados de busca e apreensão em endereços na zona norte, zona sudoeste da capital e na Baixada Fluminense. Durante a operação, foram apreendidos cinco automóveis, cinco motocicletas e dois quadriciclos.
Um dos principais alvos é Wandemberg da Silva Ribeiro, de 32 anos, conhecido como Lobão, que possui cerca de 100 mil seguidores nas redes sociais. Em janeiro, ele ganhou destaque ao atravessar a Ponte Rio-Niterói em uma moto aquática adulterada com rodas, chamada de "motojet".
As investigações começaram após a circulação de vídeos em redes sociais mostrando os investigados realizando "pegas" e outras condutas de extremo risco em vias movimentadas da cidade. Segundo a polícia, eles são conhecidos por praticar o chamado "grau de rua", manobras ilegais e perigosas em vias públicas.
De acordo com os agentes, o grupo de influenciadores utiliza as manobras para se promover, obter lucro e notoriedade nas redes sociais.
A investigação aponta que o grupo faz parte de uma rede organizada de perfis digitais dedicada à promoção e incentivo de práticas ilícitas de trânsito e outros delitos, como adulteração de sinal identificador de veículo, receptação e apologia ao crime.
Os investigadores identificaram ainda um padrão coordenado de atuação, com postagens sincronizadas, uso de hashtags idênticas e aparições conjuntas, visando promover condutas criminosas e divulgar eventos clandestinos com ostentação de veículos de alto valor e promoção de infrações gravíssimas de trânsito.
Os influenciadores são investigados pelos crimes de atentado contra a segurança de meios de transporte, adulteração de sinal identificador de veículo, incitação ao crime e associação criminosa.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias