Geral
Presidente do Conselho Europeu critica possível interferência dos EUA na política europeia
Antonio Costa afirma que apenas cidadãos europeus devem decidir sobre seus governos e repudia influência externa dos Estados Unidos.
O presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, fez um alerta aos Estados Unidos sobre a necessidade de respeito à autonomia política da Europa. Em declaração nesta segunda-feira, 8, Costa afirmou que apenas os cidadãos europeus têm legitimidade para decidir quais partidos devem governá-los.
O pronunciamento ocorre em resposta à nova estratégia de segurança nacional dos EUA, elaborada pela administração do presidente norte-americano Donald Trump, que, segundo Costa, retrata os aliados europeus como frágeis e sugere apoio a partidos de extrema direita.
"É 'bom' que a estratégia descreva os países europeus como aliados, mas aliados não ameaçam interferir nas escolhas políticas internas de seus aliados", destacou Costa. "O que não podemos aceitar é a ameaça de interferência na vida política europeia. Os EUA não podem substituir os cidadãos europeus na escolha de quais são os partidos bons ou ruins", acrescentou.
Costa também ressaltou que "não se pode ter liberdade de expressão sem liberdade de informação" e alertou: "Nunca haverá liberdade de expressão se a liberdade de informação dos cidadãos for sacrificada pelos objetivos dos oligarcas da tecnologia nos Estados Unidos".
Fonte: Associated Press
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias