Geral
Trump afirma que Zelenski 'não está pronto' para aceitar proposta dos EUA de paz
Ex-presidente dos EUA critica postura do líder ucraniano e diz que Rússia estaria mais aberta à negociação
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo, 7, que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, "não está pronto" para aprovar uma proposta de paz elaborada pelos EUA para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Trump fez críticas a Zelenski após negociadores norte-americanos e ucranianos concluírem três dias de conversações no sábado, 6, com o objetivo de diminuir as divergências sobre o plano dos EUA. Em entrevista a jornalistas na noite de domingo, Trump sugeriu que o líder ucraniano estaria travando o avanço das negociações.
"Estou um pouco desapontado que o presidente Zelenski ainda não leu a proposta, isso até algumas horas atrás. O pessoal dele adorou, mas ele não", afirmou Trump antes de participar de uma cerimônia de homenagens no Kennedy Center, em Washington. O ex-presidente acrescentou: "Acredito que a Rússia está de acordo, mas não tenho certeza se Zelenski está. O pessoal dele adorou, mas ele não está pronto".
Apesar das declarações de Trump, o presidente russo, Vladimir Putin, não manifestou publicamente aprovação ao plano da Casa Branca. Na semana passada, Putin afirmou que pontos da proposta de Trump seriam impraticáveis, embora o rascunho original favorecesse fortemente Moscou.
Fonte: Associated Press*
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores