Geral
Suprema Corte dos EUA avalia poder de Trump para demitir membros de agências federais
Tribunal analisa recurso do governo Trump que pode ampliar autoridade presidencial sobre órgãos independentes e impactar instituições como o Fed.
A Suprema Corte dos Estados Unidos deve analisar nesta segunda-feira (8) um recurso apresentado pelo governo Donald Trump que busca ampliar o poder do presidente de demitir dirigentes de agências federais independentes.
O caso em pauta envolve a exoneração, sem justa causa, de uma integrante da Comissão Federal de Comércio (FTC). Os advogados do governo defendem a revogação de uma decisão de 1935 que impõe limites à demissão desses dirigentes.
A maioria conservadora do tribunal já sinalizou apoio à tese do governo e autorizou demissões enquanto os processos tramitam. A Corte também deve decidir se juízes podem determinar a reintegração de autoridades demitidas, o que pode ter impacto direto em instituições como o Federal Reserve (Fed), o banco central americano.
Fonte: Associated Press. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores