Geral
Bolsas asiáticas encerram mistas após dados positivos da balança comercial chinesa
Mercados da China avançam com superávit recorde, enquanto Hong Kong recua e Tóquio é impulsionada por ações de defesa.
Por Patricia Lara
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira (8). O mercado chinês registrou alta após a divulgação de um superávit comercial ampliado em novembro, sinalizando fôlego para o crescimento do país mesmo diante dos desafios no setor imobiliário. Em Tóquio, ações de empresas de defesa subiram após um radar chinês ter mirado caças japoneses no domingo.
Entre os principais índices chineses, o Xangai Composto avançou 0,5%, aos 3.924,08 pontos, enquanto o Shenzhen Composto teve alta de 1,2%, a 2.498,92 pontos. O superávit comercial da China ultrapassou US$ 1 trilhão nos 11 primeiros meses do ano, impulsionado pela recuperação das exportações em novembro, apesar da queda mais acentuada nas remessas para os Estados Unidos.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 1,2%, fechando em 25.765,36 pontos, pressionado pela queda de 3,5% do ICBC e baixas superiores a 2% da CSPC Pharma e CKI Holdings. As ações da Baidu subiram 3,5% após a empresa anunciar que avalia separar sua unidade de chips de inteligência artificial. No domingo, cerca de um terço dos eleitores registrados de Hong Kong participaram da eleição do novo Parlamento, composto por 90 integrantes.
No Japão, o Nikkei encerrou o dia com alta de 0,2%, aos 50.581,94 pontos. Destaque para a Kawasaki Heavy Industries, que avançou 2,5%, e para a Mitsubishi Heavy Industries, com ganho de 3%.
Em Seul, o Kospi subiu 1,3%, fechando aos 4.154,85 pontos, impulsionado pelo avanço de 4,7% da Hanwha Aerospace.
Em Taiwan, o Taiex registrou alta de 1,2%, a 28.303,78 pontos. Segundo analistas da Daiwa, Taiwan deve continuar se beneficiando da forte demanda por semicondutores em 2026, com perspectiva de crescimento do ciclo de chips até 2027. A recuperação da demanda por chips automotivos e industriais, além da inteligência artificial, pode prolongar esse ciclo. Os especialistas projetam que o índice Taiex alcance 31.500 pontos em 2026.
Na Oceania, o S&P/ASX 200 caiu 0,12% em Sydney, fechando a 8.624,40 pontos.
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores