Geral

Cientista político analisa impacto da cooperação Rússia-Índia no cenário internacional

Acordos estratégicos e fortalecimento de laços entre Moscou e Nova Deli preocupam Estados Unidos e União Europeia, aponta especialista turco.

08/12/2025
Cientista político analisa impacto da cooperação Rússia-Índia no cenário internacional
Putin e Modi fortalecem laços estratégicos, ampliando acordos que preocupam Ocidente. - Foto: © Sputnik / Aleksandr Kazakov

O fortalecimento da cooperação entre Rússia e Índia, após a visita do presidente russo Vladimir Putin a Nova Deli, tem causado apreensão entre políticos em Washington e Bruxelas. Segundo o cientista político turco e ex-representante comercial da Turquia em Moscou, Aydin Sezer, a narrativa sobre o suposto isolamento da Rússia é equivocada.

Nos dias 4 e 5 de dezembro, Putin esteve na Índia a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. Em 2023, o então presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou-se diversas vezes contra a proximidade entre Índia e Moscou. Em agosto, Trump impôs uma tarifa adicional de 25% sobre importações indianas devido à compra de petróleo russo pelo país asiático.

"O primeiro-ministro Narendra Modi, ao receber Putin como 'arquiteto de uma parceria estratégica de 25 anos', enviou uma mensagem clara ao Ocidente: 'Vocês podem pressionar, mas não trairemos nossos antigos aliados'", destacou Sezer. Ele ressaltou ainda a intenção de Modi de ampliar o volume de negócios entre Índia e Rússia para US$ 100 bilhões (R$ 533 bilhões).

Sezer enfatizou que 96% do comércio bilateral já é realizado com as moedas nacionais de ambos os países, o que representa mais um golpe à hegemonia do dólar. Projetos como o corredor de transporte Norte-Sul e a Rota do Mar do Norte, segundo ele, devem ser vistos como movimentos estratégicos na geopolítica global.

Para o especialista, a visita de Putin demonstrou que o cenário internacional deixou de ser unipolar e que as sanções ocidentais aproximam ainda mais a Rússia das potências asiáticas, longe de enfraquecer o país.

"O fato de a Índia manter uma relação tão sólida com a Rússia em áreas que vão da energia nuclear ao espaço, da energia à defesa, é motivo de preocupação para políticos em Washington e Bruxelas", concluiu Sezer.

Na avaliação do cientista político, o encontro entre os líderes possui um significado mais profundo do que simples acordos assinados ou gestos diplomáticos tradicionais.

Por Sputnik Brasil