Geral
Putin considera conversas com EUA sobre Ucrânia 'úteis', mas destaca desafios
Presidente russo afirma que diálogo com enviados dos EUA foi necessário, mas ressalta divergências em propostas de paz.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou como "necessárias" e "úteis" as conversas de cinco horas com representantes dos Estados Unidos sobre o fim da guerra na Ucrânia. Apesar do avanço no diálogo, Putin ressaltou que ainda há "trabalho difícil" pela frente, devido a propostas consideradas inaceitáveis pelo Kremlin.
Segundo Putin, o encontro foi extenso porque as delegações precisaram analisar cada ponto da proposta de paz apresentada por Washington. "Esta foi uma conversa necessária, muito concreta", declarou o presidente russo. Ele afirmou que Moscou está disposta a discutir algumas questões, mas outras "não podemos concordar". "É um trabalho difícil", reforçou.
As declarações de Putin ocorrem enquanto o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, e Jared Kushner, genro do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, se preparam para uma reunião com o principal negociador ucraniano, Rustem Umerov, nesta quinta-feira, em Miami. A informação foi confirmada por uma autoridade do governo Trump, que falou sob condição de anonimato.
Essas conversas de alto risco integram o esforço renovado de Donald Trump para buscar o fim do conflito, que já dura quase quatro anos. Apesar de avanços recentes, conciliar as "linhas vermelhas" de Rússia e Ucrânia ainda representa um grande desafio.
Trump afirmou que Witkoff e Kushner deixaram a longa reunião com Putin no Kremlin confiantes de que o líder russo deseja um acordo para encerrar a guerra. "A impressão deles foi muito forte de que ele gostaria de fazer um acordo", disse Trump. Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia