Geral

Putin considera conversas com EUA sobre Ucrânia 'úteis', mas destaca desafios

Presidente russo afirma que diálogo com enviados dos EUA foi necessário, mas ressalta divergências em propostas de paz.

04/12/2025
Putin considera conversas com EUA sobre Ucrânia 'úteis', mas destaca desafios
Putin considera conversas com EUA sobre Ucrânia 'úteis', mas destaca desafios - Foto: Reprodução / internet

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou como "necessárias" e "úteis" as conversas de cinco horas com representantes dos Estados Unidos sobre o fim da guerra na Ucrânia. Apesar do avanço no diálogo, Putin ressaltou que ainda há "trabalho difícil" pela frente, devido a propostas consideradas inaceitáveis pelo Kremlin.

Segundo Putin, o encontro foi extenso porque as delegações precisaram analisar cada ponto da proposta de paz apresentada por Washington. "Esta foi uma conversa necessária, muito concreta", declarou o presidente russo. Ele afirmou que Moscou está disposta a discutir algumas questões, mas outras "não podemos concordar". "É um trabalho difícil", reforçou.

As declarações de Putin ocorrem enquanto o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, e Jared Kushner, genro do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, se preparam para uma reunião com o principal negociador ucraniano, Rustem Umerov, nesta quinta-feira, em Miami. A informação foi confirmada por uma autoridade do governo Trump, que falou sob condição de anonimato.

Essas conversas de alto risco integram o esforço renovado de Donald Trump para buscar o fim do conflito, que já dura quase quatro anos. Apesar de avanços recentes, conciliar as "linhas vermelhas" de Rússia e Ucrânia ainda representa um grande desafio.

Trump afirmou que Witkoff e Kushner deixaram a longa reunião com Putin no Kremlin confiantes de que o líder russo deseja um acordo para encerrar a guerra. "A impressão deles foi muito forte de que ele gostaria de fazer um acordo", disse Trump. Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.