Geral
Astrônomos identificam estrela companheira que pode explicar poeira em sistema a 70 anos-luz
Descoberta de estrela secundária em Kappa Tucanae A pode solucionar mistério da poeira quente ao redor do sistema estelar.
A presença de poeira extremamente quente ao redor da estrela Kappa Tucanae A, localizada a cerca de 70 anos-luz da Terra, intriga cientistas há anos. Essas partículas, que chegam a temperaturas superiores a 538 °C, deveriam evaporar ou ser dispersas pela intensa radiação estelar, mas continuam presentes no ambiente.
“Se vemos poeira em tais quantidades, ela precisa ser reposta rapidamente ou deve existir algum mecanismo que prolongue sua vida”, explicou Thomas Stuber, líder do estudo e pesquisador do Observatório Steward.
A nova descoberta, publicada no Astronomical Journal, representa o maior contraste já registrado pelo instrumento MATISSE, do Observatório Europeu do Sul. Segundo os pesquisadores, a identificação de uma estrela companheira pode, enfim, ajudar a explicar a origem da chamada poeira exozodiacal quente, fenômeno que dificulta a busca por planetas semelhantes à Terra.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia