Geral
OTAN dissolve conselho de segurança com a Rússia e Medvedev reage
Fim do Conselho Rússia-OTAN marca ruptura definitiva no diálogo entre Moscou e a aliança militar ocidental.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) dissolveu oficialmente o Conselho Rússia-OTAN, conforme anunciou nesta quarta-feira (3) o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, durante reunião em Bruxelas, na Bélgica.
Sikorski destacou que a Polônia vinha defendendo essa medida há bastante tempo. Segundo o chanceler, "a era em que a segurança europeia podia ser construída com a Rússia chegou ao fim".
"A segurança europeia está sendo construída contra a Rússia."
O Conselho Rússia-OTAN foi criado em 2002 como uma plataforma para diálogo igualitário sobre segurança, controle de armamentos, contraterrorismo e prevenção de incidentes.
Nos últimos anos, o comitê deixou de operar de forma efetiva. A cooperação prática foi suspensa em 2014, as reuniões tornaram-se esporádicas e o formato persistia apenas formalmente.
Em resposta à decisão da OTAN, o vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou que a aliança militar é inimiga de Moscou e que não há espaço para um fórum conjunto.
"A OTAN comemorou com entusiasmo o fim do Conselho Rússia-OTAN. Devo admitir que compartilho dessa empolgação. A OTAN é nossa inimiga. De que 'conselho' estamos falando? Só há uma maneira de lidar com os inimigos. Como disse Gorki: 'Se o inimigo não se render, será destruído'", declarou Medvedev.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia