Geral
Anatel e Receita Federal identificam 4,2 mil produtos irregulares na Black Friday
Operação conjunta inspecionou centros de distribuição de grandes plataformas e encontrou itens sem homologação em três estados.
Uma operação realizada pela Receita Federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou 4,2 mil produtos irregulares em centros de distribuição de empresas de comércio eletrônico durante a Black Friday, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A fiscalização teve como foco itens de tecnologia e comunicação, como carregadores de baterias, câmeras sem fio, equipamentos de rede, transceptores, power banks, TV Box e smartwatches.
Os centros de distribuição inspecionados estão localizados em Araucária (PR), Brasília (DF) e Franco da Rocha (SP).
De acordo com a Anatel, foram inspecionados 20,5 mil produtos devidamente homologados e outros 4,2 mil itens irregulares: 2,5 mil no Mercado Livre, 1,3 mil na Shopee e 300 na Amazon.
Apesar do número expressivo, houve redução em relação ao ano passado, quando foram encontrados 22 mil produtos irregulares em operação semelhante.
A Operação Produto Legal visa garantir que produtos comercializados em marketplaces estejam de acordo com os padrões de qualidade e segurança exigidos pela Anatel, além de combater práticas de contrabando e descaminho, foco da Receita Federal.
A agência reforça que os consumidores devem sempre verificar o código de homologação dos produtos e se o fornecedor possui autorização para comercialização.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia